Sábado 16 de Dezembro de 2017
Inicio / Conselho Pastoral

Conselho Pastoral

O Conselho Pastoral é um órgão representativo da comunidade paroquial, que tem por missão informar, coordenar e animar a vida pastoral da paróquia nas suas estruturas, nos seus grupos e organismos, no sector humano, na evangelização, no crescimento da fé e no serviço da caridade.

É um conselho consultivo que o presbítero e o diácono fazem questão de ouvir, para os ajudarem a fazer uma leitura mais completa e correcta da realidade paroquial e para dele receberem sugestões e propostas de acção a desenvolver para fazer crescer na paróquia a comunidade eclesial – o “Povo de Deus”.

Para isso, o Conselho Pastoral deve estar atento às aspirações e necessidades da comunidade cristã, reflectir sobre elas e “planear, dinamizar e coordenar todas as actividades de carácter pastoral”, lançando “acções que requeiram a responsabilização de toda a paróquia”.

Assim, na linha das orientações do Concílio Vaticano II, o Conselho Pastoral, no seu funcionamento e acção, constitui um espaço muito proveitoso para fomentar a unidade e a corresponsabilidade dos seus membros na missão da Igreja, em ordem à construção de uma autêntica comunidade cristã.

No exercício das suas funções, compete-lhe, em concreto, elaborar planos de acção pastoral e o programa anual de actividades, bem como acompanhar e avaliar a sua execução.

Em constituição…