Quinta-feira 23 de Maio de 2024

ANIVERSÁRIO DO CENTRO PAROQUIAL DE CACHOPO

Celebramos recentemente o 34* aniversário do Centro Paroquial de Cachopo (06 de Abril de 1990 – 06 de Abril de 2024).

Recordo nesta ocasião o gesto de Jesus em quinta-feira Santa. Jesus fez um gesto que ficou marcado na memória dos discípulos: o lava-pés. Um gesto inesperado e marcante.

Evidencio as palavras finais de Jesus nessa ocasião: “Vocês compreenderam o que acabei de fazer? Se eu, que sou Senhor e Mestre, lavei-vos os pés; também vós, deveis lavar os pés uns aos outros”.

Deste modo Jesus indica aos seus discípulos, o serviço como o caminho a ser percorrido para viver a fé e dar testemunho de seu amor. O próprio Jesus aplicou a si a imagem do “Servo de Deus” utilizada pelo Profeta Isaías. “Ele, o Senhor, se fez servo”.

Lavando  os pés dos apóstolos, Jesus quis revelar o modo como Deus age connosco e dar o exemplo do seu “novo mandamento”, para nos amarmos uns aos outros como Ele nos amou, ou seja, dando a vida por nós. O próprio João escreveu: Compreendemos o que é o amor: Jesus deu a sua vida por nós; portanto, nós também devemos dar a vida pelos irmãos. “Filhinhos, não amemos com palavras nem com a língua, mas com obras e de verdade.”

O amor é serviço concreto que fazemos uns aos outros. O amor não são palavras, são obras e serviço; expressa-se no serviço aos irmãos, um serviço humilde, feito no silêncio e sem publicidade.

Neste sentido, recordo os colaboradores do CP Cachopo que serviram esta causa nos 34 anos da sua intensa actividade. Um obrigado muito sentido aos actuais colaboradores, verdadeiros rostos do serviço por nós prestado.

Sinto os seus corações disponíveis para continuar esta missão de manter os nossos idosos no seu ambiente familiar e com a possível qualidade de vida. Desejo que continuem a prestar um serviço sempre generoso aos irmãos. Peço-lhes que rezem sempre ao Senhor, a fim que as portas da misericórdia se abram em todos os corações. Abençoo-os e às suas famílias.

Manifesto gratidão aos membros dos órgãos sociais, do passado e do presente… A nossa missão é servir, ajudar. Isso é amor! Quando nos esquecemos de nós mesmos e servimos voluntariamente, pensando apenas nos outros, isso é amor!

Com o lava-pés, o Senhor ensina-nos a ser servidores, aliás, mais que servidores: servos, como Ele foi servo por nós, por todos nós. Seguindo Jesus pela estrada do serviço e do cuidado, seremos misericordiosos como o Pai.

 

 

 

 

 

 

 

Diác. Albino Martins,

Presidente do Centro Paroquial

Sobre Centro Paroquial de Cachopo

Verifique também

INAUGURAÇÃO DE REPÚBLICA SOCIAL

No dia 20 de Março procedemos à bênção da 1ª República Social (Casa 32), em …

Sahifa Theme License is not validated, Go to the theme options page to validate the license, You need a single license for each domain name.