Sábado 2 de Março de 2024

Núcleo Museológico

O Núcleo Museológico de Cachopo, fruto da cooperação entre a Câmara Municipal de Tavira e o Centro Paroquial de Cachopo, foi inaugurado na antiga Casa dos Cantoneiros no dia 30 de Julho de 2000 com a exposição intitulada “A Vida na Serra”.

O percurso expositivo divide-se em três vertentes de interpretação da vida serrana:

» O Cachopo no tempo – Aborda a problemática do povoamento na serra, suas continuidades e flutuações;

» A Serra e a Vida – Refere a problemática da serra como lugar de coexistência entre o homem e a natureza;

» Os Trabalhos e os Dias – Apresenta uma perspectiva geral do quotidiano das gentes da serra, dando ênfase aos trabalhos domésticos e aos fabricos artesanais.

actividades_01

 

actividades_02

Para além da exposição dos objectivos propriamente ditos, este núcleo remete para o seu exterior através de uma caracterização do território desta freguesia nos seus múltiplos aspectos, geográficos, económicos, sociais, históricos, artísticos e tecnológicos, convidando o visitante a explorar o território e a interagir com a população local e, consequentemente, contribuir para o desenvolvimento económico de uma região que, pela sua posição geográfica, está afastada dos epicentros do turismo algarvio.

Sahifa Theme License is not validated, Go to the theme options page to validate the license, You need a single license for each domain name.