Decorreu no 05 de janeiro, com a presença da secretária de Estado da Inclusão, Ana Sofia Antunes, a cerimónia de lançamento da primeira pedra da obra de ampliação da Estrutura Residencial para Pessoas Idosas (ERPI) do Centro Paroquial de Cachopo.
A intervenção dotará o edifício de mais 14 quartos (nove duplos, quatro simples e um triplo) para mais 25 utentes, passando a instituição de 30 idosos acolhidos para 55.
Ana Sofia Antunes explicou ter sido autorizado um acréscimo de 20% do financiamento do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) para fazer face à inflação. “O valor que inicialmente tínhamos de comparticipação pública para esta obra de 970 mil euros passou para 1,2 milhões”, afirmou a governante.
A empreitada de Ampliação da ERPI estima-se em 2.247.400,00 + IVA e foi adjudicada à empresa Costa e Carreira, Lda.
O diácono Albino Martins reclamou da Câmara de Tavira o “olhar com a diferenciação positiva” que a “instituição merece, sob pena de tudo desmoronar e o interior ficar irremediavelmente desertificado”. “Aliás, esta questão da diferenciação positiva tem de merecer do governo uma análise séria. Não se pode comparticipar de igual modo as instituições quando as realidades geográficas são diferentes, sob pena destas IPSS desaparecerem”, alertou.