”Pois toda a lei fica cumprida numa palavra, a saber: amarás o teu próximo como a ti mesmo.” Gal 5,14
No SABI somos um! Sempre junto em espírito, o grupo subdividiu-se no regresso ao Centro Paroquial de Cachopo, para voluntariado laical missionário. Uma missão de caridade em prol dos mais vulneráveis da serra algarvia.
”Pois nada trouxemos para o mundo. Porque nada podemos levar para fora.” 1Tm 6,7-8
Numa sociedade crescentemente deslaçada, a caridade não se materializa por mero sentimento individual. Exige ação e oração. De todos. A caridade é a distância mais curta entre pessoas, entre almas. A entrega plena ao próximo, para que este se sinta relevante na sua identidade mais genuína.
A vinda do SABI para o Centro Paroquial de Cachopo foi gratificante a todos os títulos, permitindo a nossa própria (re)conciliação com o futuro. Confirmámos que solidão e ausência são feridas que atingem a alma no seu âmago. Foi também a oportunidade para desafiarmos as nossas próprias fragilidades, limitações, angústias e receios. Pois se o medo escraviza, o vazio é sempre saudade de Deus. E se a existência humana flui no tempo, é a caridade que dá sentido à vida.
”Para todas as coisas há um tempo;” Ec 3,1
O tempo é o bem mais intangível de que dispomos. Não podemos pará-lo, acelerá-lo nem manipulá-lo. É prerrogativa de Deus e o único elemento da criação que a todos condiciona de igual modo. Dedicar tempo a alguém é a forma mais pura de demonstrar amor, única linguagem verdadeiramente universal e centelha de Deus na alma de cada um.
”Lembra-te de que a minha vida é um sopro.” Jó 7,7
Saímos de Cachopo com a alma cheia, com todos os seus recantos plenamente preenchidos. E com a firme convicção de termos recebido mais do que deixámos. Pois se cada um deu parte de si, recebeu o melhor de todos. Ficámos em dívida.
No coração trouxemos redobrada admiração pelos que ali trabalham, entregando-se com dedicação e espalhando amor. Santos na terra. O momento da despedida ficou marcado pela saudade recíproca e deixámos a promessa de voltar. Bem hajam todos!
”O que fica agora é: fé, esperança, amor – estas três coisas. Mas destas a maior é o amor.” 1Cor 13,13