Segunda-feira 18 de Março de 2024

Baptismo

O Baptismo porta da vida e do reino, é o primeiro sacramento da nova lei que Cristo confiou à Igreja quando disse aos apóstolos: “Ide e ensinai todos os povos, baptizando-os em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo.” (Mt 28, 19).

O BBaptismoaptismo é o sacramento pelo qual os indivíduos se tornam membros do Corpo de Cristo que é a Igreja, edificados uns com os outros em morada de Deus no Espírito (cf. Ef 2, 22), e em sacerdócio real e povo santo (cf 1Pe 2,9).

– é o banho da regeneração dos filhos de Deus, que liberta de toda a culpa;

– é o sacramento da fé, da adesão incondicional à pessoa de Cristo;

– é o sacramento do testemunho que compromete no anúncio do Evangelho pela vida e pela palavra oportuna;

– é o sacramento da comunidade de fé, de esperança e de serviço. Reunidos a Cristo pelo Baptismo, os cristãos são constituídos em Povo de Deus, feitos novas criaturas pela água e pelo Espírito Santo, sendo chamados de verdade Filhos de Deus.

Todos os Pais podem pedir o Baptismo para os seus filhos desde que se comprometam a educá-los na fé católica.

Os bebés devem ser baptizados na Paróquia da residência dos Pais, para que todos os que nele participarem, de modo particular os seus familiares e amigos, retomem consciência da sua ligação à família dos filhos de Deus (cân. 857, §1).

Se houver “uma causa justa” – a distância, um inconveniente grave, uma razão pastoral – (cân. 857, §2), os Pais podem solicitar, na paróquia onde residem, a transferência de Baptismo.

A Paróquia garante aos Pais e Padrinhos, uma preparação adequada para a Celebração deste Sacramento.

Os Padrinhos são, perante a Igreja, os garantes da vida cristã da família que apresenta a criança ao Baptismo.

Segundo o Direito Canónico (cân. 874, §1), para ser padrinho/ madrinha requer-se:

– ter completado 16 anos de idade;

– ser católico, baptizado, ter feito a primeira comunhão, o crisma e ter prática de vida cristã;

– viver conforme as Leis da Igreja (não podem ser Padrinho/Madrinha: os casados apenas no registo civil; os que vivem juntos; os divorciados recasados; os membros de outras religiões…)

Ser cristão, desde o Baptismo, é ser chamado a realizar a vocação mais profunda do homem: filho de Deus, neste mundo e para a eternidade.

Sahifa Theme License is not validated, Go to the theme options page to validate the license, You need a single license for each domain name.