O grupo de catequese do 8º ano, deslocou-se durante dois dias ao Centro Paroquial de Cachopo, no interior de Tavira, para uma experiência de Missão.
Tendo como guia o catecismo ” Celebrar a JMJ, experiências que mudam a nossa vida” e a Vida de Pedro, fomos refletindo ao longo do ano sobre vários temas, como, a Fé em Cristo, a Luz que guia os nossos passos; Acreditar e confiar em Deus; a Amizade, sendo semeador de esperança; Caridade, Serviço aos outros; Doação e Missão.
Foi durante uma catequese que os adolescentes perguntaram: ”Podemos fazer uma Missão?”
”A importância de ter uma fé que saia das paredes da igreja” e estender as mãos ao serviço dos outros foi ganhando forma, entusiasmo e curiosidade. Com a colaboração do Pe. Agostinho, do Diácono Albino Martins e sua esposa Cláudia Martins, conseguimos realizar a vontade demonstrada por estes adolescentes.
Dois dias de serviço aos idosos do lar de Cachopo, onde ouviram histórias, realizaram jogos tradicionais, partilharam tarefas, colaboraram para a quermesse, dançaram e distribuíram sorrisos, esperança e alegria a todos os utentes.
Tiveram a oportunidade de conhecer algumas tradições locais, como se vivia antigamente do campo e como se realizava alguns ofícios, como se obtinha farinha a partir do trigo, como se fazia pão e queijo.
Ficaram encantados com o Sr. Custódio, o moleiro e seus versos. Um senhor que aos 14 anos, já trabalhava num moinho e fazia pão para os habitantes da aldeia.
Foi gratificante ver os 11 adolescentes com disponibilidade, humildade, entrega, vontade de ajudar e colaborar com a equipa do Centro Paroquial, que os recebeu de braços abertos.
Unidos na fé, entregaram-se ao próximo, uma faixa etária que muitas vezes está esquecida na nossa sociedade, mas que este grupo logo no primeiro momento respondeu ”SIM” à ideia e todos abraçaram com fé, coragem, carinho e sem medos, esta Missão.
Também houve tempo para a oração, reflexão, partilha e convívio.
”Foi bonito e importante jogarmos com os idosos, estarmos algum tempo com eles, fazer-lhes companhia, ajudá-los, dançar, conversar, ouvi-los e dar-lhes alegria”; ”estes dois dias foram maravilhosos, foi uma experiência linda”; ”queremos realizar outras experiências de serviço e fé” – disse o grupo.
Regressaram às suas casas cheios de alegria, de coração cheio e com o sentimento de missão cumprida.
Isto é ver Deus no outro, é crescer na fé, é ter esperança, é acreditar.
Um agradecimento especial ao Centro Paroquial de Cachopo em particular ao Diácono Albino e Cláudia Martins que nos deram a oportunidade de realizar este serviço ao próximo.