Quarta-feira 20 de Novembro de 2024

Ser Comunidade Activa e Inclusiva

Cachopo, uma aldeia de baixa densidade populacional, no interior algarvio de que projecta na iniciativa “Recriar em Comunidade – Espaço Intergeracional e Comunitário”, uma possibilidade de melhoria da qualidade de vida dos seus habitantes geradora de proximidade e acessibilidade e potenciadora de maior equidade entre os residentes no município de Tavira.

O desenvolvimento deste projecto que tem como foco principal a intergeracionalidade, o combate ao isolamento social e a promoção do envelhecimento activo e surge da candidatura ao programa Bairros Saudáveis, realizada em parceria pelo Centro Paroquial de Cachopo e o Município de Tavira.

Aumentar a visibilidade da aldeia bem como fomentar acções que se traduzam na melhoria da saúde e bem-estar dos residentes e visitantes é uma preocupação deste projecto, neste sentido têm sido desenvolvidas várias actividades que permitem de forma dinâmica dar a conhecer os saberes, sabores e tradições deste local.

A inactividade física e as suas repercussões são uma preocupação Mundial, desta parceria e desta iniciativa. Sabemos hoje que a melhoria da nossa saúde passa pela aquisição de hábitos de vida saudáveis sustentados no tempo, para isso estão disponíveis, para os residentes e visitantes, classes de movimento e intervenções individuais que fomentem a funcionalidade e qualidade de vida ao longo de todo o ano.

 

 

A Feira de Produtos e Artesanato realizada em Cachopo no passado dia 8 de Maio, onde o melhor desta terra foi apresentado a centenas de visitantes que percorreram alegremente a aldeia e conseguiram desfrutar dos produtos de excelência local.

O Espaço Intergeracional e Comunitário não pára de surpreender a população local, revelando-se um polo agregador, um local inclusivo, com capacidade de proporcionar novas aprendizagens e partilhas. A iniciativa “Residência Artística”, que contou com a participação de 4 jovens artistas reflecte essa essência na acção dinamizada durante 15 dias no 2o trimestre do presente ano em colaboração com a Associação Pousio. A Residência Artística desenvolveu-se no âmbito das dinâmicas intergeracionais, permitindo para além da produção artística o convívio entre os jovens visitantes e os idosos de Cachopo. Desta partilha inclusiva restam as lembranças de momentos de dedicação, diálogo, felicidade, compreensão vividos num clima a calma e sossego tão característico destas paragens. No culminar desta actividade cumpre-se o objectivo de aproximar os artistas e as comunidades mais afastadas dos centros urbanos.

Para a valorização dos saberes e da experiência dos mais velhos continuará a haver troca de conhecimentos entre os idosos, jovens e crianças para que os saberes ancestrais passem de geração em geração.

Ainda neste contexto de partilha e literacia identificamos a actividade de voluntariado Eu Sou Digital desenvolvida em colaboração com a Caixa Geral de Depósitos, uma experiência piloto com vista a incrementar as competências tecnológicas dos mais velhos. Nesta actividade os residentes manusearam tablets, telemóveis, jogos e comunicaram com familiares distantes por videochamada, tendo sido possível o início da aprendizagem digital, que terá continuidade no âmbito deste projecto do programa Bairros Saudáveis.

 

 

A sala comunitária e a sala de atelieres são lugares privilegiados no Espaço Intergeracional e Comunitário, porque neles há troca de saberes e partilha de um património cultural imaterial conhecido e reconhecido por “Dieta Mediterrânica” e cujo concelho de Tavira é representante desses saberes. As próximas actividades darão destaque aos tesouros da gastronomia serrana inseridos na referida Dieta, classificada pela UNESCO como património milenar da Humanidade. Desta forma serão preservadas memórias para todo um conjunto de saberes fiquem para memória futura.

Estão a decorrer actividades relacionadas com a reabilitação de infraestruturas que facilitarão as actividades já em curso e outras em projecto. A melhoria das infraestruturas tem em consideração as necessidades e preocupações dos residentes locais e visam promover a acessibilidade, a proximidade, a literacia, a saúde e o bem- estar tal como reavivar e promover as relações humanas.

 

Sobre Centro Paroquial de Cachopo

Verifique também

RECRIAR RETRATOS

Materializar artes, gentes e costumes num instante foi o desafio colocado ao fotógrafo Luís Santos …

Sahifa Theme License is not validated, Go to the theme options page to validate the license, You need a single license for each domain name.